Os dias que antecedem o fim do ano, assim como os dias que dão início ao novo ano, é uma época de muita reflexão por muitos, onde ocorrem as famosas promessas de mudança para um ano melhor.
Segundo relatos de alguns psicólogos, é a época do ano onde há maior evidência de tristeza, melancolia e solidão apresentada nos consultórios. As pessoas começam a notar que a vida está passando, e começam a refletir sobre o que fizeram ou deixaram de fazer, o que pode ou não ser mudado, mágoas que foram enraizadas, perdões que precisam ser liberados.
Claro que esse levantamento interno deve ser feito não só aos finais de ano, mas no decorrer de todo o ano. É necessário uma avaliação constante de quem somos e em quem estamos nos tornando. Será que em pessoas melhores ou só estamos retrocedendo em nossa forma de lidar com a vida.
Não é fácil as vezes lidarmos com a ansiedade, até porque a mídia e os meios de comunicação em geral, principalmente nos dias de hoje, nos levam a sofrer desse mal. Por isso o cuidado constante com nossa mente e com nossas emoções. Não se deixe levar por aquilo que é aparente, casais felizes, pessoas nas praias, viagens internacionais. Tudo isso pode ser muito bom, e criar em nós a necessidade de estarmos vivendo da mesma forma. Mas por trás de muitas fotos, stories e reels, encontramos pessoas deprimidas e infelizes com suas vidas.
O evangelho de Mateus, 6:25 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Cristo nos ensina que Ele é suficiente para suprir nossas necessidades, e que tudo que temos ou teremos está sob o controle Dele, e independente do que aconteça em nossas vidas não podemos nos esquecer que Ele está conosco. Não deixe que a ansiedade pelo amanhã te atormente, confie, tenha fé em Deus, busque primeiramente o reino dos céus e sua justiça, e tenha certeza que tudo o que você necessita será providenciado.
Faça planos, tenha objetivos, mas “não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados” (Mateus 6.34).
Que Deus possa te abençoar a cada dia, trazendo cura para sua família.
Desejo a todos um ano abençoado de conquistas e realizações.
Graça e paz de nosso Senhor.
Kennedy Wallace de Jesus Souza
Secretário Geral da AD Missões